segunda-feira, 5 de julho de 2010

Tolerância

Olá pessoal,

Realizei divulgação em sala de aula, sobre a Exposição no Sesc Pompéia Shoá - Reflexões por um mundo mais tolerante. Infelizmente encerrou em 04/07/2010.
Quem teve oportunidade de ir, gostaria que deixasse algum comentário.

Recebi na visita à exposição, um material educativo, que além das citações de toda a exposição, tem um texto que chama bastante atenção, e é muito reflexivo. Maior interesse sobre o assunto, disponibilizo Portal Rumo à tolerância. É muito interessante.
Tania

"Caro Professor

Eu sou um sobrevivente de um campo de concentração.

Meus olhos viram o que nenhum ser humano deveria testemunhar.

Câmaras de gás construídas por engenheiros ilustres.

Crianças envenenadas por médicos altamente especializados.

Recém-nascidos mortos por enfermeiras diplomadas.

Mulheres e bebês assassinados e queimados por gente formada em ginásio, colégio e universidade.

Por isto, caro professor, eu duvido da educação.

E eu lhe formulo um pedido: Ajude seus estudantes a se tornarem humanos.

Seu esforço, professor, nunca deve produzir monstros eruditos e cultos, psicopatas e Eichmans educados.

Ler e escrever aritmética são importantes somente se servirem para tornar nossas crianças seres mais humanos".

Carta endereçada a Janusz Korczak (médico e educador que acompanhou as 200 crianças de seu orfanato para Auschwitz. A carta é citada no livro. "O professor e a criança: um livro para educadores", de Haim G. Ginott, Rio de Janeiro, Blach, 1973)

fonte: htpp://www.rumoatolerancia.fflch.usp.br/note/127

e Livreto Educativo Shoá - Reflexões por um mundo mais tolerante

Postado por: Tania P.S.Camargo - RA 1011544 - Pedagogia - Turma A Imirim NMA
06/07/2010 - 01:15

2 comentários:

  1. Vou usar essa carta no meu orkut, e aproveito para agradecer por ter criado essa página.
    Eu fui na exposição shoah e vi essa carta la naquele momenteo eu não tive como copiar e tentei decorar coloquei algo similar e agora vou alterar
    Shalom chaveri
    Leandro Laterza

    ResponderExcluir