domingo, 11 de julho de 2010

A EDUCAÇÂO PELA ARTE (O efeito Mozart)

A música, especialmente a clássica, tem um grande impacto nos seres humanos. Cria uma atmosfera que favorece o psiquismo e a experiência emocional. Favorece o desenvolvimento cerebral e as capacidades matemáticas e espacial-temporais. Durante a infância ajuda na aquisição da linguagem. Diversos estudos conseguiram demonstrar que a música clássica favorece o desempenho cognitivo em testes que medem a capacidade espacial-temporal. Concretamente, os pré-escolares que concluem tal prova, tendo Mozart como fundo musical,alcançam um incremento de pontuação de pelo menos oito pontos. Da mesma forma,aqueles que aprendem canto e a tocar um instrumento por um período de oito meses aumentam o resultado neste teste em pelo menos 46%.A que se deve o referido benefício no desempenho cognitivo? Supõe-se que a música eleva funcionamento cerebral ao nível do pensamento que favorece a resolução de problemas,chegar a conclusões,comparar e diferenciar semelhanças e diferenças,analisar,sintetizar e avaliar a informação O raciocínio temporal está associado a capacidade de pensar com antecipação e adiantar-se aos fatos.Conclui-se que os músicos desenvolvem esta faculdade devido a seu constante exercício de estar sempre atentos á nota seguinte. O espacial raciocínio está vinculado com a habilidade de perceber e visualizar imagens, reconhecer, comparar e encontrar relações entre padrões e destrezas que possivelmente são desenvolvidas através da leitura do pentagrama e da educação do ouvido musical.
Habermeyer,S.Como estimular con la música la inteligencia de los niños. Seletor S.A. de C.V.México,janeiro,2001.
Roseli Ap. Rocha RA:1013296


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