quarta-feira, 7 de julho de 2010

Afetividade e Educação


Olá turma A, na minha visão esse tema tem muita importância , então resolvi comoartilhar com vocês. Abraços!!!
Está nos Referênciais Curriculares da Educação Infantil: estabelecer vínculos e trabalhar as emoções por meio deles faz parte do currículo escolar nessa fase da vida. O documento oficial do Ministério da Educação é explícito ao dizer que há uma " forte relação afetiva (a qual envolve sentimentos complexos e contraditórios como amor, carinho, encantamento, frustração, raiva, culpa etc)" entre a criança e as pessoas que fazem parte de sua vida, responsáveis não só por cuidar, mas também por organizar e interpretar o mundo para ela. A identidade e a autoestima dos pequenos são, portanto, construídas a partir dessa relação. Dá para imaginar o quanto as emoções são importantes para eles, não é? Então conheça, a seguir, formas de usá-las para o bem de seus alunos.
PRIORIDADE:
Para a psicóloga Lidia Weber, pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), as necessidades emocionais que surgem a partir do desenvolvimento das crianças e da sua socialização devem ser entendidos como prioridade na Educação Infantil, mais importantes até que os conteúdos formais. "Os países desenvolvidos investem nessas questões, justamente colocando no currículo o que se chama de Desenvolvimento de Habilidades Sociais : momentos em que se trabalha em grupos temas como afeto, amizade, generosidade e emoções", diz.Ela aponta a afetividade como um fator determinante no curso do desenvolvimento do ser humano ao longo de toda a sua vida, e ressalta que as primeiras relações sociais (família e escola) são a base para a construção de um " repertório adequado de relacionamentos interpessoais".
CONHEÇA O SEGREDO:
A importância das emoções durante a infância coloca sobre os ombros do professor de Educação Infantil uma grande responsabilidade. Afinal, como todo ser humano, ele também tem momentos de stresse e não é todo dia que está disposto a tamanha doação. Mas do que isso: às vezes, conforme os problemas crescem e se acumulam, qualquer pessoa é passível de perder o controle.
No entanto, de acordo com Lídia, autora do livro Eduque com carinho (Editora Juruá), como o professor representa um modelo de conduta para as crianças, precisa aprender a ter auto controle e até a ser "um pouco ator". Os meios para fazer isso são bem pessoais, mas trata-se de uma habilidade a ser trabalhada pelo próprio professor. "É uma tarefa difícil, mas o educador precisa encontrar caminhos para fugir do stresse, para mostrar autocontrole. As crianças não podem ser um depositório de seus sentimentos negativos ou tristezas, pois ás vezes, nem conseguem entender um verdadeiro sentimento", afirma a psicóloga.
CRIANÇAS FORTES:
O autocontrole ao qual a especialista se refere é uma habilidade que a Psicologia chama de "resiliência" : a capacidade de previnir, minimizar ou superar os efeitos das adversidades da vida. Pois é justamente isso o que o trabalho com as emoções desde o berçário busca desenvolver nos pequenos. "Não queremos apenas crianças obedientes, queremos crianças fortes e uma das forças vem justamente com o trabalho afetivo e emocional. Quanto antes isso for proporcionado,melhor", afirma a psicóloga. Trata-se de formar as bases para a tão proclamada inteligência emocional na idade adulta. Vale a pena investir agora pensando no futuro da sua turminha!
Fonte: Revista Educação Infantil I - Junho/2010
Cláudia Maria de Freitas Pinto da Costa
RA 1011731

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