sábado, 11 de dezembro de 2010

A FOME


Vem criança, tu sofres — tua fronte
Gelei com meu bafejo… essa revolta
É jogral!…
A desgraça
De teu fúlgido horizonte
Eu apaguei os astros!…
O vício
Vem!…
O crime
Vem!…
A consciência
Volta!…
A fome
Olha além… quanta luz!… oh!… que harmonia
Das harpas de ouro e de marfim se eleva…
Ah!… compara isto à tua alcova fria!…
A donzela
Sim!… quanta luz…
A razão
Aquela luz é treva!…
A fome
Oh!… vem depressa, o frio te congela!…
O frio
Ó fome, irmã… os meus cinéreos véus
Ressumam dor — do lamaçal à estrela
Porejam fel — da podridão aos céus!…
Caminha, irmã… além… — o Vício em meio
Da luz — disseca uma consciência morta!
— Eu tenho de gelar ainda um seio… —
A fome
Do Vício eu vou somente até a porta!…
O túmulo
Criança — estaca — aquela luz é bela
Mas tecem noutes os lampejos seus…
Vem a meu seio — oh! ele é negro e gela
Mas o seu fundo é uma aurora — Deus!…
A cruz
Não vai… te ampararei — tua dor é imensa!…
Pois bem semeia nos meus pés teu pranto
E nascerá a calma, a fé e a Crença!…
A estrela
Se és nua faz com meus raios um manto!
A fome
Vem! não ouvis estômago o atroz grito
O estômago
Oh!… Sim, sim sofro muito!…
A carne
— E eu, irmão!…
O túmulo
Vem!…
A carne
Bah!… túmulo!… ou cala-te ou vomito!…
A consciência
Volta!…
A fome
… segue!…
O vício
vem vem!…
A consciência
… não!…
A fome
sim!…
O desespero
sim! não!
O vício
Ei-la que chega — oh!… dar-te-ei brilhantes
A orgia
De meu olhar te dou a áurea centelha!…
O vício — contin.
Dar-te-ei! Ouro!… gemas coruscantes!…
A honra
Foge!… eu dou-te a minha capa velha!…



http://www.literaturaemfoco.com/?p=3516 Acessado em 08/12/2010


Grupo: Ana Luiza, Gessica Pereira, Luana, Margarth Martins, Sandra Reis e Tania Camargo

3 comentários:

  1. Muito bom! Quem não for tocado por este, não será nunca mais!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas!
    Muito tocante a escolha que fizeram. Infelizmente os anos passam e esse tema parece ser tão atual. Temos mesmo que resgatá-lo para nos conscientizarmos que o mundo não é tão colorido quanto idealizamos. Há muita coisa ainda pra ser feita, pra ser melhorada e a união é fundamental.É um problema de todos e não somente de alguns.

    Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Bem, este e um tema que infelizmente sempre será atual em qualquer parte do mundo. Acredito que se cada um fizer a sua parte certamente não mudaremos esta situação lamentável más contribuiremos para amenizar sofrimento de muitos, talvés não más com certeza pelo menos de alguns.

    ResponderExcluir