terça-feira, 30 de novembro de 2010

PROJETO DESENVOLVIDO PELA TURMA

Desenvolvemos este projeto na aula de Prática II, dentro dos Quatro Pilares da Educação. Utilizamos como base do nosso projeto essa escola de educação infantil que é projetada como se fosse uma extensão da casa da criança. Todos os espaços são detalhadamente equipados para que as turmas possam interagir, desenvolvendo todas as habilidades que necessitam.
Consideramos esse projeto interessante por se tratar de uma escola diferenciada do que vimos até o momento e também por ele aproximar a teoria que estamos aprendemos com a prática que futuramente praticaremos.


QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO

APRENDER A CONHECER

É necessário tornar-se prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento.


Ø Aprender para conhecer supõe, antes de tudo, aprender a aprender exercitando a atenção a memória e ao pensamento.

Ø Aprender a acessar informações, valorizar

o conhecimento e o saber social.



APRENDER A FAZER


Ø Planejamento.


Ø Criatividade.


Ø Envolvimento.


Ø Aptidão de decidir em grupo


Ø Aptidão de trabalhar em equipe.


Ø Espírito de iniciativa


APRENDER A CONVIVER


Ø Aprende a viver com os outros.


Ø Administrar conflitos


Ø Ter prazer no esforço comum.


Ø Aprender a propor sem se impor.


Ø Aprender a lidar com as diferenças.


Ø Aprender a compartilhar outros

modos de pensar, sentir ou atuar.


APRENDER A SER


Ø Aprende a se conhecer


Ø Aprende habilidades.


Ø Ter autonomia


Ø Aprende a socializar com os demais colegas.


Ø Aprender a conhecer o mundo que a rodeia.


Cenários montados em creche, os pequenos se sentem em casa e aprendem a conviver com os maiores na Pré Escola.



Reportagem da Revista Nova Escola
site. www.novaescola.org.br

Cenários montados em creche, os pequenos se sentem em casa e aprendem a conviver com os maiores na Pré Escola.


Reportagem da Revista Nova Escola
site. www.novaescola.org.br

MATERIAL: Tapetes, almofadas, poltroninhas e estante com bastante variedade de figuras de leitura.

Mobiliário infantil de cozinha, sala, quarto, lavanderia (araras, fantasia, adereços de vários tipos, espelho, tubos de papelão, garrafa pet, objetos que possam ser empilhados

Canto das cores e sons

Conhecer texturas, formas e sons: estimule–os a tocar os instrumentos, a tirar sons das garrafas e a reconhecer cores, chamando a atenção para a variedade de tons que existe.

Canto da Cozinha

Aguçar o paladar: leve alimentos prontos como pão, gelatina, bolo para serem degustados para quem for visitar o local. Se o espaço permitir prepare com as crianças lanches, sobremesas, salada de frutas.

Canto da Leitura

Interagir com outras faixas etárias: peças que os grandes leiam para os menores e durante a atividade mostrem as figuras que aparecem nos livros.

Canto dos Espelhos

Reconhecer-se e conhecer o próprio corpo: leve a criança para se observar, diga o nome dela e identifique as partes do corpo e suas particularidades (cor dos olhos, cabelos)

Canto de Montar

Adquirir noções de tamanho e de cor: mostre como empilhar caixas e blocos diferentes , cores e dimensões ou colocar um dentro do outro.

Canto das Artes

Explorar as tonalidades: disponha uma tinta por vez para que os menores percebam as possibilidades de trabalhar com uma só cor, pura ou mais aguada.

3ª ETAPA

Depois da organização dos móveis e dos acessórios é hora da diversão. Divida as crianças em grupo para que os ambientes sejam bem explorados, deixem que todos explorem os espaços livremente.



Mestre aquele que caminha com o tempo, prolongando

paz, fazendo a comunhão , despertando a sabedoria.

Mestre é aquele que estende a mão inicia o dialogo e encaminha

para a aventura da vida .

Não é o que ensina fórmulas, regras, raciocínio, mas o que questiona

e desperta para a realidade.

Mestre é você meu professor amigo, que estimula, me comunica,

me enriquece com seu saber e sua ternura.

Eu sei que sempre serei um seu discípulo na escola da vida!

Adriana, Elizabeth, Roseli, Regiane - 2ºs/Pedagogia

Prática de Ensino II – Profº Gilcia

2 comentários:

  1. Eu me lembro da apresentação desse projeto na aula e fiquei encantada! É muito bom poder ter acesso definitivo ao projeto através desse blog! Meus parabéns pela elaboração do projeto!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do que vi e estou divulgando.
    Visitem meu site www.pedagogiaaopedaletra.com e meu blog sorayaecia.blogspot.com .Parabéns e muito sucesso

    Pedagogia ao Pé da Letra

    ResponderExcluir