Consideramos esse projeto interessante por se tratar de uma escola diferenciada do que vimos até o momento e também por ele aproximar a teoria que estamos aprendemos com a prática que futuramente praticaremos.
QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO
APRENDER A CONHECERÉ necessário tornar-se prazeroso o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento.
Ø Aprender para conhecer supõe, antes de tudo, aprender a aprender exercitando a atenção a memória e ao pensamento.
Ø Aprender a acessar informações, valorizar
o conhecimento e o saber social.
APRENDER A FAZER
Ø Planejamento.
Ø Criatividade.
Ø Envolvimento.
Ø Aptidão de decidir em grupo
Ø Aptidão de trabalhar em equipe.
Ø Espírito de iniciativa
APRENDER A CONVIVER
Ø Aprende a viver com os outros.
Ø Ter prazer no esforço comum.
Ø Aprender a propor sem se impor.
Ø Aprender a lidar com as diferenças.
Ø Aprender a compartilhar outros
modos de pensar, sentir ou atuar.
APRENDER A SER
Ø Aprende habilidades.
Ø Ter autonomia
Ø Aprende a socializar com os demais colegas.
Ø Aprender a conhecer o mundo que a rodeia.
Cenários montados em creche, os pequenos se sentem em casa e aprendem a conviver com os maiores na Pré Escola.
Reportagem da Revista Nova Escola
site. www.novaescola.org.br
Cenários montados em creche, os pequenos se sentem em casa e aprendem a conviver com os maiores na Pré Escola. | MATERIAL: Tapetes, almofadas, poltroninhas e estante com bastante variedade de figuras de leitura. Mobiliário infantil de cozinha, sala, quarto, lavanderia (araras, fantasia, adereços de vários tipos, espelho, tubos de papelão, garrafa pet, objetos que possam ser empilhados |
Canto das cores e sons Conhecer texturas, formas e sons: estimule–os a tocar os instrumentos, a tirar sons das garrafas e a reconhecer cores, chamando a atenção para a variedade de tons que existe. | Canto da Cozinha Aguçar o paladar: leve alimentos prontos como pão, gelatina, bolo para serem degustados para quem for visitar o local. Se o espaço permitir prepare com as crianças lanches, sobremesas, salada de frutas. |
Canto da Leitura Interagir com outras faixas etárias: peças que os grandes leiam para os menores e durante a atividade mostrem as figuras que aparecem nos livros. | Canto dos Espelhos Reconhecer-se e conhecer o próprio corpo: leve a criança para se observar, diga o nome dela e identifique as partes do corpo e suas particularidades (cor dos olhos, cabelos) |
Canto de Montar Adquirir noções de tamanho e de cor: mostre como empilhar caixas e blocos diferentes , cores e dimensões ou colocar um dentro do outro. | Canto das Artes Explorar as tonalidades: disponha uma tinta por vez para que os menores percebam as possibilidades de trabalhar com uma só cor, pura ou mais aguada. |
3ª ETAPA
Depois da organização dos móveis e dos acessórios é hora da diversão. Divida as crianças em grupo para que os ambientes sejam bem explorados, deixem que todos explorem os espaços livremente.
Mestre aquele que caminha com o tempo, prolongando
paz, fazendo a comunhão , despertando a sabedoria.
Mestre é aquele que estende a mão inicia o dialogo e encaminha
para a aventura da vida .
Não é o que ensina fórmulas, regras, raciocínio, mas o que questiona
e desperta para a realidade.
Mestre é você meu professor amigo, que estimula, me comunica,
me enriquece com seu saber e sua ternura.
Eu sei que sempre serei um seu discípulo na escola da vida!
Adriana, Elizabeth, Roseli, Regiane - 2ºs/Pedagogia
Prática de Ensino II – Profº Gilcia
Eu me lembro da apresentação desse projeto na aula e fiquei encantada! É muito bom poder ter acesso definitivo ao projeto através desse blog! Meus parabéns pela elaboração do projeto!
ResponderExcluirAbraço
Gostei muito do que vi e estou divulgando.
ResponderExcluirVisitem meu site www.pedagogiaaopedaletra.com e meu blog sorayaecia.blogspot.com .Parabéns e muito sucesso
Pedagogia ao Pé da Letra