Durante todo este semestre na disciplina de PPI II (Projeto Profissional Interdisciplinar II) estamos discutindo e aprendendo sobre os processos de alfabetização e letramento. Por este motivo estamos postando neste blog informações que podem auxiliá-los na confecção deste projeto. Bom trabalho!
Não é a simples exposição ao escrito que faz com que se compreenda o sistema de escrita, mas a participação em práticas de leitura e escrita, nas quais se pode observar um leitor e escritor proficiente lendo e escrevendo, a quem se pode perguntar sobre as práticas de linguagem, e que pode informar sobre a escrita e o escrito.
Assim, um ambiente alfabetizador não pode ser compreendido apenas como um lugar com muitos escritos expostos, mas um lugar onde se pratica a leitura e a escrita, onde se podem fazer perguntas a respeito do funcionamento, da organização, das funções e tudo mais que as crianças queiram saber sobre esse sistema.
As classes de alfabetização devem ser planejadas ainda com mais cuidado, a fim de criar um ambiente que incentive o convívio do aluno com as várias formas de ler e escrever.
O educador, por meio de propostas pedagógicas, ajuda seus alunos a encontrarem respostas para suas dúvidas, a praticar e a pensar sobre a escrita. A exposição só faz sentido se puder informar sobre a escrita e seus usos sociais efetivos.
Nas salas de alfabetização, o ambiente é extremamente valioso. A sala de aula precisa ser planejada para a criança e com a intenção de favorecer seus avanços. Deve ser um lugar onde exista o convívio sistemático com diversas formas de ler e escrever, um ambiente alfabetizador: rico de informações, com situações que trazem a língua escrita para dentro da sala de aula.
Notícias de jornal ou imagens de animais que estão sendo estudadas, por exemplo, podem ficar em um mural ao seu alcance. Também é interessante que as crianças tenham um espaço para afixarem desenhos, pinturas, textos que produzem e querem compartilhar com os colegas.
Um ambiente alfabetizador, nessa perspectiva, não é simplesmente um lugar onde se expõem cartazes com textos, famílias de sílabas, mas onde os alunos participam das práticas de linguagem: lêem livros de contos de fadas, jornal, textos científicos ou referenciais; escrevem regras de jogos, cartas para alguém, registram suas atividades.
Fontes:
http://klickeducacao.com.br/
PROJETO DE LEITURA : AS PARLENDAS PREFERIDAS
Objetivos
- Favorecer situações de escrita com base em textos memorizados.
- Possibilitar a reflexão sobre o sistema alfabético.
Conteúdo
- Escrita.
Anos
1º e 2º.
Tempo estimado
Nove aulas.
Material necessário
Livros de parlendas, canetas coloridas, giz de cera, lápis preto e letras móveis.
Desenvolvimento
1ª etapa
Apresente parlendas aos alunos e conte que farão um livro com esse tipo de texto para apresentar aos demais colegas da escola. Leia uma delas, pergunte se conhecem outras e inicie a escrita de uma lista coletiva das conhecidas. Nos dias seguintes, apresente novamente os textos.
2ª etapa
Divida a classe em grupos. Distribua um conjunto com as letras móveis necessárias para a escrita da parlenda para cada grupo da sala. Peça que contem quantas letras receberam e confirmem a quantidade. Retome a parlenda oralmente e anuncie qual será o primeiro trecho a ser escrito. Enquanto observa as produções, faça perguntas que promovam a reflexão sobre a própria escrita: "Com qual letra começaram a escrever o trecho da parlenda?", "O nome de algum aluno pode ajudar nessa escrita?". Peça que leiam o que escreveram - essa intervenção é fundamental para que ajustem a fala à escrita.
3ª etapa
Forme duplas para a escrita de outra parlenda. A escrita será em conjunto, por isso cada criança deve colocar uma letra de cada vez, anunciando ao parceiro o que já está escrito para que este dê continuidade. Distribua as letras e relembre oralmente a parlenda. Faça intervenções: “Quantas letras deve ter esse pedaço?”, “Com qual letra deve terminar o verso?”. Peça que leiam cada trecho escrito para que reflitam e reorganizem as hipóteses iniciais.
4ª etapa
Após a escrita das parlendas, crie com a turma o título da coletânea, escrevendo-o no quadro negro.
5ª etapa
Monte os livros e distribua-os aos alunos. Peça que cada um coloque seu nome, inicie a ilustração da capa e escreva o título combinado.
6ª etapa
Proponha a escrita coletiva do convite para o lançamento do livro, destinado a alguma turma da escola. No dia marcado, divida a sala em grupos. Cada um recitará uma parlenda.
Produto final
Livro com parlendas eleitas pelo grupo.
(Realizado por Fabrícia)
Grupo 4 - Fabrícia, Lilian, Marilene, Regiane, Renata
Adorei a matéria e principalmente a mensagem deixada por ela, uma aprendizagem estimuladora e divertida, tudo de bom!
ResponderExcluirParabéns meninas! Vou começar a fazer um portfólio a partir das dicas aqui apresentadas. Tenho certeza que serão úteis no futuro.
ResponderExcluirAbraço