ENTREVISTA COM UM PROFESSOR DA TURMA OU FUNCIONÁRIO DA FACULDADE
Esse contato com nossos professores é muito importante como referência para nosso trabalho futuro na Pedagogia. Para realizar nossa escolha levamos em consideração o comprometimento, a criatividade, a ética e o profissionalismo, tão importantes para um profissional dessa área. Acreditamos que a professora que escolhemos representa um modelo no que diz respeito a esses conceitos e esperamos que possam absorver os conselhos implícitos em sua entrevista.
DISCIPLINA: TUTORIA DE LÍNGUA PORTUGUESA II
APRESENTAÇÃO: Sou mestre em Língua Portuguesa pela PUC/SP. Trabalho em universidades há mais de 15 anos. Leciono disciplinas como: Leitura e Redação, Comunicação Empresarial, Linguagem Jurídica e Metodologia Científica, tanto na Graduação como na Pós-Graduação. Trabalho com EAD desde 2000 e aqui na Sumaré assumi esta Tutoria, assim como também algumas aulas presenciais de LP1 e LP2. Quanto à minha vida... adoro pedalar, fazer esportes, um bom filme, teatro, uma boa leitura e curtir minha família!!
ENTREVISTA:
1.A modalidade à distância é muito criticada e debatida tanto por profissionais como por alunos. Você, na qualidade de professora virtual, como defende essa modalidade?
Eu atuo no EAD desde 2000 e sempre vi um futuro maravilhoso nesta área para o Ensino-aprendizagem. Muitos professores evitam, ou protelam desenvolver um trabalho paralelo à sala de aula, talvez por temer a substituição de um espaço fixo, concreto.... pelo espaço virtual, mas com todos estes anos de experiência com o EaD pude verificar que todos temos a crescer com isto; quanto aos alunos, acredito que ainda seja culturalmente um trabalho inovador e, com isso, temível por ser uma realidade pouco explorada.
2. É visível hoje em dia que quando o desenvolvimento acadêmico de cada aluno depende de si próprio, muitas vezes, o mesmo torna-se sofrível. Como faz para estimular a criatividade, a autonomia e a responsabilidade em seus alunos?
Exatamente por ser o EAD um trabalho muito mais individual, no sentido de pesquisa, de busca, de construção ....e por ter o professor como um tutor, um orientador e, com isso, distante do aluno, este acaba se sentindo desprotegido, inseguro em produzir suas atividades. Porém, os trabalhos que vem sendo desenvolvidos nas Instituições de Ensino, como por exemplo, a Faculdade Sumaré, mostram o quanto estes alunos têm potencial e espaço inesgotável para crescerem... este crescimento envolve professor <=> aluno.Para estimularmos nossos alunos, temos que continuar a desenvolver conteúdos fáceis de entendimento, atividades direcionadas, nunca deixar de dar retorno aos nossos alunos, chamá-lo sempre para a interação neste rico espaço, chamado EaD...e a Sumaré faz muito bem este trabalho!
3.Para você é bom ou ruim a falta de contato pessoal com seus alunos? Qual a influência dessa condição no rendimento de cada um?
Muito interessante a entrevista com a Profa. Edna Guerra. Achei muito legal.
ResponderExcluirParabéns, meninas!
ResponderExcluirMuito legal a entrevista com a Edna, adorei!