ARTIGOS DE OPINIÃO / MANCHETES
O artigo de opinião, como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos. É de vital importância que tenhamos o hábito de ler esse tipo de material para nos atualizarmos e vermos visões diferenciadas das que possuímos sobre assuntos importantes discutidos e difundidos atualmente. Através desse exercício poderemos transmitir aos nossos alunos, atuais ou futuros, como adquirir essa capacidade de absorver diversas opiniões sobre um mesmo assunto e ponderar sobre um ponto de vista definitivo, que represente a real opinião dele. Então segue abaixo o material que escolhemos. Abraço!
EDUCAÇÃO
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS
As histórias infantis têm papel fundamental na formação do indivíduo, tornando-o criativo, crítico e capaz de tomar decisões.
Quando se conta uma história, deve-se ter em mente que aquele momento será de grande valia para a criança, pois através desses contos será formado um banco de dados de imagens que será utilizado nas situações interativas vividas por ela.
Recomenda-se que o educador faça todo um ritual antes do momento de contar histórias.
O ideal é que o professor, ao contar uma história, tenha uma diversidade de estratégias sendo consideradas como principais: tocar a imaginação dos alunos, saber como utilizar a expressão corporal, o ritmo, o gesto, e principalmente a entonação da voz, fazendo com que nesse momento a criança fique envolvida pelo encantamento e pela fantasia.
Sugere-se ao professor que crie em sua sala de aula o livre acesso aos livros através de um cantinho de leitura no qual fiquem disponíveis aos alunos livros, revistas, jornais etc., facilitando o manuseio.
Orienta-se que o professor se informe mais sobre os aspectos que estão envolvidos na apropriação, no processo da leitura e seus aspectos fundamentais, na visão linguística, psicológica, social e fisiológica. Ressalta-se que quando se tem domínio de certo papel a desempenhar o resultado é totalmente diferenciado e qualificado.
A CONSEQUÊNCIA DO ESTRESSE NOS PROFESSORES
Em pesquisas realizadas pelo Ibope, no ano de 2007, ficou constatado que a grande maioria dos professores sofre de estresse, em especial os da rede pública.
O estresse dos professores se manifesta de diferentes formas, portanto é de extrema importância que esses profissionais fiquem atentos buscando identificar se estão inseridos nesse grupo.
Profissionais que participaram da pesquisa se queixaram de diversos sintomas, sendo que as dores musculares ocuparam o primeiro lugar e em seguida existiram declarações não muito bem definidas de algum mal-estar. De acordo com informações científicas, o estresse apresenta sintomas específicos que podem fazer parte do quadro. No intuito de facilitar a identificação do estresse, construímos uma lista com os principais sintomas:
• Aumento da pressão arterial;
• Falta de concentração;
• Dor de cabeça;
• Indigestão;
• Queda de cabelo;
• Nervosismo;
• Insônia;
• Taquicardia;
• Ganho ou perda de peso;
• Alergia;
• Isolamento;
• Memória fraca;
• Irritação;
• Ansiedade;
• Tique nervoso;
• Desmotivação;
• Diminuição dos glóbulos vermelhos
O ideal é que ocorra o interesse por parte dos professores no sentido de buscar um caminho que possa resolver, ou amenizar o problema apresentado, de forma que venha lhe proporcionar uma saúde melhor.
Com a finalidade de reduzir ou até mesmo eliminar o cansaço físico e mental, segue algumas sugestões que também irão contribuir para o bom desempenho profissional:
• Reserve um tempo para estudar e planejar;
• Busque reunir-se com colegas, não esquecendo dos momentos de lazer;
• Evite lecionar com carga horária extensa;
• Descanse mais;
• Leia e assista a filmes;
• Faça caminhada;
• Prefira reduzir as despesas ao invés de dobrar a carga horária.
E não esqueça a importância de cuidar da saúde, pois se o corpo apresenta-se saudável, consequentemente as chances de se sentir bem para exercer a profissão serão maiores, realizado-a de forma extremamente positiva e gratificante.
Especialistas analisam se problemas sucessivos no Enem podem prejudicar a imagem do exame. Por Fernanda Dias
Em 2009, o adiamento da data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em função da descoberta do vazamento das provas levou mais de dez faculdades de todo país, entre elas USP, PUC-SP e Unicamp, a desistirem de usar a nota do exame para seleção de seus alunos. Este ano, duas novas falhas técnicas aconteceram: além da impressão invertida do cabeçalho no cartão de respostas, algumas provas vieram com questões faltando ou repetidas. Após sucessivos erros, alunos, pais e educadores passaram a questionar a credibilidade do mecanismo de avaliação.
Camila, Cíntia, Cláudia, Leidiane, Raquel e Sandra Vidal - 2PNMA
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