domingo, 14 de novembro de 2010

ARTIGOS DE OPINIÃO / MANCHETES

O artigo de opinião, como o próprio nome já diz, é um texto em que o autor expõe seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos. É de vital importância que tenhamos o hábito de ler esse tipo de material para nos atualizarmos e vermos visões diferenciadas das que possuímos sobre assuntos importantes discutidos e difundidos atualmente. Através desse exercício poderemos transmitir aos nossos alunos, atuais ou futuros, como adquirir essa capacidade de absorver diversas opiniões sobre um mesmo assunto e ponderar sobre um ponto de vista definitivo, que represente a real opinião dele. Então segue abaixo o material que escolhemos. Abraço!


EDUCAÇÃO

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

As histórias infantis têm papel fundamental na formação do indivíduo, tornando-o criativo, crítico e capaz de tomar decisões.

Quando se conta uma história, deve-se ter em mente que aquele momento será de grande valia para a criança, pois através desses contos será formado um banco de dados de imagens que será utilizado nas situações interativas vividas por ela.

Recomenda-se que o educador faça todo um ritual antes do momento de contar histórias.

O ideal é que o professor, ao contar uma história, tenha uma diversidade de estratégias sendo consideradas como principais: tocar a imaginação dos alunos, saber como utilizar a expressão corporal, o ritmo, o gesto, e principalmente a entonação da voz, fazendo com que nesse momento a criança fique envolvida pelo encantamento e pela fantasia.

Sugere-se ao professor que crie em sua sala de aula o livre acesso aos livros através de um cantinho de leitura no qual fiquem disponíveis aos alunos livros, revistas, jornais etc., facilitando o manuseio.

Orienta-se que o professor se informe mais sobre os aspectos que estão envolvidos na apropriação, no processo da leitura e seus aspectos fundamentais, na visão linguística, psicológica, social e fisiológica. Ressalta-se que quando se tem domínio de certo papel a desempenhar o resultado é totalmente diferenciado e qualificado.




A CONSEQUÊNCIA DO ESTRESSE NOS PROFESSORES

Em pesquisas realizadas pelo Ibope, no ano de 2007, ficou constatado que a grande maioria dos professores sofre de estresse, em especial os da rede pública.

O estresse dos professores se manifesta de diferentes formas, portanto é de extrema importância que esses profissionais fiquem atentos buscando identificar se estão inseridos nesse grupo.

Profissionais que participaram da pesquisa se queixaram de diversos sintomas, sendo que as dores musculares ocuparam o primeiro lugar e em seguida existiram declarações não muito bem definidas de algum mal-estar. De acordo com informações científicas, o estresse apresenta sintomas específicos que podem fazer parte do quadro. No intuito de facilitar a identificação do estresse, construímos uma lista com os principais sintomas:

• Aumento da pressão arterial;

• Falta de concentração;

• Dor de cabeça;

• Indigestão;

• Queda de cabelo;

• Nervosismo;

• Insônia;

• Taquicardia;

• Ganho ou perda de peso;

• Alergia;

• Isolamento;

• Memória fraca;

• Irritação;

• Ansiedade;

• Tique nervoso;

• Desmotivação;

• Diminuição dos glóbulos vermelhos

O ideal é que ocorra o interesse por parte dos professores no sentido de buscar um caminho que possa resolver, ou amenizar o problema apresentado, de forma que venha lhe proporcionar uma saúde melhor.

Com a finalidade de reduzir ou até mesmo eliminar o cansaço físico e mental, segue algumas sugestões que também irão contribuir para o bom desempenho profissional:

• Reserve um tempo para estudar e planejar;

• Busque reunir-se com colegas, não esquecendo dos momentos de lazer;

• Evite lecionar com carga horária extensa;

• Descanse mais;

• Leia e assista a filmes;

• Faça caminhada;

• Prefira reduzir as despesas ao invés de dobrar a carga horária.

E não esqueça a importância de cuidar da saúde, pois se o corpo apresenta-se saudável, consequentemente as chances de se sentir bem para exercer a profissão serão maiores, realizado-a de forma extremamente positiva e gratificante.



ENEM: CREDIBILIDADE EM XEQUE?

Especialistas analisam se problemas sucessivos no Enem podem prejudicar a imagem do exame. Por Fernanda Dias

Em 2009, o adiamento da data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em função da descoberta do vazamento das provas levou mais de dez faculdades de todo país, entre elas USP, PUC-SP e Unicamp, a desistirem de usar a nota do exame para seleção de seus alunos. Este ano, duas novas falhas técnicas aconteceram: além da impressão invertida do cabeçalho no cartão de respostas, algumas provas vieram com questões faltando ou repetidas. Após sucessivos erros, alunos, pais e educadores passaram a questionar a credibilidade do mecanismo de avaliação.



Camila, Cíntia, Cláudia, Leidiane, Raquel e Sandra Vidal - 2PNMA

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