sábado, 17 de julho de 2010

A LINGUAGEM ORAL E A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA
Estimular o desenvolvimento da expressão oral nas crianças pequenas constitui um elemento fundamental para posterior aprendizagem da leitura e da escrita, já que para acessar a linguagem escrita requer primeiro a compreensão do significado das palavras,assim como conheceer os sons que compõem a linguagem falada e sua correta articulação.
Atualmente consideramos que os bebês de 0 a 2 anos devem receber a maior quantidade de informações sobre diferentes idiomas,culturas, arte e música para potencializar os talentos infantis e o desenvolvimento do cérebro.
È recomendável criar um ambiente letrado no lar etiquetando dos os móveis e objetos da casa. Dessa maneira aproximamos de maneira natural as crianças da leitura e da escrita.


Os canções de ninar,acalantos, rimas,os poemas e jogos de palavras também fazem parte dos estímulos recomendáveis paara potencializar a linguagem oral do bebê.
Os pais podem cantar certas melodias em diferentes momentos do dia, por exemplo,ao levantar,durante o banho,ao deitar-se,durante a amamamentação,etc.
As rimas, trava-línguas e poemas favorecem o desenvolvimento da pronúncia correta de alguns sons da linguagem. É muito divertido quando são feitos no carro, durante um passeio, como um jogo.
DUCKWORT,E.The having of worderful Ideal and Other Essays on Teaching and Learning.Teacher College Press,Nova Yorque,1987
RA 1013596 I PEDAGOGIA NMA

Um comentário:

  1. Márcia,gostei do seu texto dicas importantes para tratarmos com bebês e crianças já grandinhas.Bjs.Roseli RA 1013296.

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